browser icon
Você está usando uma versão insegura do seu navegador web. Por favor atualize seu navegado!
Usando um navegador desatualizado torna seu computador inseguro. Para mais segurança, velocidade, uma experiência mais agradável, atualize o seu navegador hoje ou tente um novo navegador.

Pela Gloria de Deus, liberdade ainda que tardia – Campeonatos cariocas partem para uma nova tentativa na temporada 2015… Em Minas!!

Posted by on 23/07/2015

cruz e minas

A expressão em latin “Libertas Quæ Sera Tamen”, proposto pelos inconfidentes para marcar a bandeira da república que idealizaram, na Capitania de Minas Gerais, no Brasil do final do século XVIII acabou sendo aproveitada para adornar a bandeira do estado em que a capitania das Minas Gerais se tornou, já no século XIX e significa “Liberdade ainda que tardia”.

Já a Cruz (do latim cruce) é uma figura geométrica formada por duas linhas ou barras que se cruzam em ângulo de 90°, dividindo uma das linhas, ou ambas, ao meio. As linhas normalmente se apresentam na horizontal e na vertical; se estiverem na diagonal, a figura é chamada de sautor, ou aspa. A cruz é um dos símbolos humanos mais antigos e é usada por diversas religiões, principalmente a católica.

“Mas o que isso tem haver com os campeonatos cariocas* de Rally?” você pode perguntar e a resposta é bem simples. Entre adiamentos por limitação de agenda dos organizadores, mudanças de estrutura no evento e formato, motivações politicas e até mesmo intervenção da igreja devemos somar longos períodos entre as etapas e alem disso, cenários que coincidentemente são FORA do Rio de Janeiro.

Apesar de complicado em um primeiro momento, as coisas ficam bem simples quando analisadas pontualmente. Vamos começar com os eventos da Rallye Brasil que promete voltar com tudo ainda essa semana nos dias 25 e 26 de Julho de 2015.

Rallye das 4 Estações / Copa Sudeste de Rallye Indoor – Rallye Brasil.

Como noticiado em Março aqui mesmo no Blog a Rallye Brasil chegou ao cenário de competições offroad com Ronan Cabral acenando fortemente com a bandeira da CBA/FAERJ, um nível diferenciado na recepção dos pilotos com fã-fests exclusivas, recepções ao melhor estilo de eventos de montadora (O que é uma super novidade já que outros eventos, os melhores, disponibilizam um bom café da manhã apenas), um cruzeiro (sim, estamos falando do navio!) de comemoração para os campeões da temporada 2015 e trazendo a Copa Sudeste 4×4 Indoor de Velocidade, Copa Rio de Regularidade e Rally das 4 Estações. Logo na estreia, por motivações politicas (Uma grande manifestação politica estava marcada para a data inicial) o evento foi adiado, interessante que por uma incrível virada do destino um novo protesto ainda maior foi marcado… Para a mesma nova data!!!

Apesar dessa remarcação, que culminou na realização do evento em Búzios no dia 12/04/2015, com uma divulgação maciça nos meios de comunicação convencionais (radio, tv), forte marketing na internet e um bom números de pilotos na estreia permitiu que a Rallye Brasil fizesse um excelente portfólio colocando em pratica o que tinha prometido anteriormente. Grande parte dessa repercussão positiva pode ser dada com muita justiça a Ângelo Savastano (Fotografo) e Lipe Nascimento da Clube Radical que lançou videos de altíssima qualidade sobre o evento e também a assessoria profissional contratada que conseguiu espaço para o evento na televisão em formato de matérias sobre o esporte, entrevista com os organizadores e pilotos alem de grandes reportagens em revistas especializadas como Planeta Offroad.

A etapa imediatamente seguinte que seria realizada em Macaé/RJ (2º Etapa 24 e 25 de maio) não ocorreu, depois disso a etapa seria realizada em OURO PRETO/MG, mas de acordo com a organização a data precisou ser alterada devido ao calendário confrontar um evento Suzuki em Tiradentes/MG, com esse novo adiamento o evento precisou ser remarcado para São João Del Rei/MG em 20 e 21/06 que também não se realizou com a alegação de que a diocese de São João Del Rei em cima da hora pediu para que o evento não fosse realizado devido a eventos religiosos no mesmo dia, culminando assim com mais um adiamento e realizando a prova agora em 25 e 26/07/2015 no mesmo local em uma rodada dupla.

Campeonato Carioca Offroad – Carioca Eventos

O mais tradicional evento de Regularidade do estado do Rio de Janeiro, organizado pela Carioca eventos liderada por Cristiano Serpa começou o ano “polemizando” já que apesar do calendário liberado com as datas os locais foram suprimidos, dando a ideia de que ainda seriam incertos os locais dos eventos até a liberação do calendário, servindo apenas como um “save the date” ou seja, reservar as datas mesmo sem ter os eventos confirmados (As duas etapas iniciais de fato cumpriram as datas).

As Duas etapas do Carioca 2015 foram realizadas com boa presença do grid e organização de sempre, incluindo o bom café da manhã e recepção dos pilotos repetindo a formula de sucesso de 2014 (que vem sendo depurada por muitos anos no cenário carioca), o grid foi acima da media para esse tipo de evento batendo mais de 70 carros mesmo com uma divulgação que se resumia a folders nos principais grupos de offroad no Facebook e Whatsapp. A divulgação pós evento também foi resumida, contando com álbuns fotográficos (Na primeira etapa o evento foi documentado também pela excelente Thelma Vidales) e relatos de pilotos e expectadores na internet. O contra ponto foi o destaque que o evento teve na revista Planeta Offroad em suas duas etapas, sendo essa sua mais expressiva participação na mídia convencional.

A 3º etapa (Que seria realizada na região dos lagos) foi adiada e podemos concluir o porque: Antes da 3º Etapa do Carioca a organização do evento topou o desafio de realizar em MINAS o Campeonato Mineiro nos mesmos moldes do Carioca offroad tradicional, evento esse que foi um sucesso e com isso logo cravou seu espaço no calendário e continuidade ainda no ano de 2015. A segunda etapa do MINEIRO esta marcada para 15 e 16/08/2015 que é a mesma data da 3º Etapa do Carioca.

Só que as datas ficaram (apesar de possíveis) bem apertadas entre a 1º Etapa do Mineiro e a 3º Etapa do Carioca alem disso os organizadores experimentaram algumas novas formulas e tentar aprimorar o Carioca, ou seja, a etapa da Região dos Lagos e sua data foram adiados para 15 e 16/08/2015. Ainda em Março aqui mesmo neste Blog um paragrafo do comunicado oficial do organizador deixou bem clara a mudança de atitude da Carioca Eventos quanto ao cenário offroad.

“O Carioca Off-Road é um dos mais importantes e disputados certames do Brasil com provas para carros 4×4 e 4×2. Para 2015, continuaremos com o mesmo foco dado na qualidade das provas e primando pela segurança dos competidores, aliados a oferecer um bom evento aos expectadores.”, explicou o diretor da empresa, Cristiano Serpa. Também durante toda a temporada, haverá uma integração de provas do Carioca Off-Road com etapas de Rally Indoor, no intuito de fortalecer o esporte no Rio de Janeiro.”

Dito e feito, o folder não cita o Indoor mas deixa evidente que o evento dura dois dias, entretanto a chamada amplamente divulgada cita entre outras coisas algumas informações e datas conforme texto do próprio organizador: “E a adrenalina vai subir novamente em agosto. III Etapa do Carioca Off Road. Desta vez será realizado no Centro de Treinamento da Carioca Eventos, localizado na BR040 – km 810 em Matias Barbosa (Divisa de estados do RJ e MG). Dia 15 de agosto – Rally de Regularidade Dia 16 de agosto – Rally Indoor”

Em resumo: O Carioca e o Mineiro serão realizados JUNTOS em Matias Barbosa/MG sendo que no segundo dia (domingo) será realizado o primeiro Indoor da Carioca Eventos aonde podemos ler mais em sua pagina no FB: “no Centro de Treinamento Off Road da Carioca Eventos, que já esta sendo chamado pelos amantes da alta velocidade de “VeloPé”. Uma pista própria de mais de 20km de extensão construída em uma área de mais de meio milhão de metros quadrados na cidade de Matias Barbosa, localizada a 10km de Juiz de Fora na divisa dos estados de MG e RJ.”

Conclusão geral sobre o cenário carioca de Rally:

O ano de 2014 pode ser considerado um ano de ouro para o Offroad Carioca, já que diversas datas e locais liberados antecipadamente foram respeitados pelos organizadores permitindo que diversos pilotos pudessem participar não só desses eventos como outros. Mas desde o inicio de 2015 ficou clara a atitude de ambos organizadores de reforçar sua presença e diversificar sua área de atuação (hoje praticamente ambos adotam o Regularidade e o Indoor) o que de maneira natural abre espaço para desafios de ultima hora na organização. Hoje ninguém esta mais em sua área de conforto.

Estamos praticamente no mês de agosto e apenas com uma etapa Realizada pela Rallye Brasil devido aos diversos adiamentos, entretanto mesmo para a Carioca Eventos que já realizou duas etapas sem adiamentos o “hiato” deixado para realizar sua 3º Etapa e o fato de que a Rallye Brasil irá realizar uma rodada dupla deixa os dois organizadores com 3 etapas realizadas faltando apenas 3 meses “uteis” (Setembro, Outubro e Novembro) ou seja chance ZERO para novos adiamentos sem um impacto direto nos competidores.

Somem a isso a cartada da Carioca Eventos que é bem alta! Afinal de contas caso vocês não tenham percebido a 3º Etapa do Carioca e a 2º Etapa do Mineiro são na verdade o mesmo evento (compartilham mesma infra) com pontuação, categorias e etc diferenciadas respeitando tanto as novidades do Mineiro quanto a tradicionalidade do Carioca, mas pode ser que em 2016 as coisas mudem no Carioca com modificação de categorias, regulamentos e recursos em geral (Logico que se espera uma mudança, atualização, para melhor), some a isso ao primeiro Indoor do organizador e da manutenção de seu novo espaço especifico para corridas, praticamente um “tudo ou nada” de pequena escala para a Carioca Eventos.

Outro ponto que atinge os dois organizadores é quanto a distancia dos eventos em relação ao RJ, mesmo que não se trate de uma distancia “absurda” inviabiliza o “bate-volta” dos pilotos e aumenta o gasto com hospedagem, alimentação e transporte, inclusive prejudicando a logística de alguns competidores que por não viverem exclusivamente disso possuem outras demandas a serem cumpridas, ou seja, a agenda apertada e a distancia são sim os primeiros desafios dos competidores e quando os principais eventos Cariocas de Rally tendem a outro estado, um sinal de alerta acende sobre a presença de seus tradicionais pilotos. Resta esperar e ver como fica nas próximas etapas e verificar se os organizadores irão manter essa tendencia.

Uma coisa é certa, o final do mês de Julho e o mês de Agosto serão meses substanciais para esses dois organizadores e seus eventos, com esses eventos seguem junto de certa forma o futuro do offroad carioca já que hoje são os principais campeonatos atualmente com foco em Rally. O que resta é torcer para que de tudo certo, não ocorram mais adiamentos ou qualquer outro problema, já que pela quantidade, certamente o ano de 2015 não possui mais espaço para isso.

Uma ultima observação (*): os eventos da Rallye Brasil são a principio referentes ao Sudeste ao contrario do Carioca Offroad, entretanto certamente hoje seu maior nicho (Rallye Brasil) se concentra no mercado carioca. O fato de que depois dos adiamentos o organizador tenha apostado em manter o evento em Minas Gerais, considerando ainda que seu tradicional Indoor muitas vezes força pilotos a bancarem custo de carreta, transporte dos bólidos que não podem ir rodando é considerado por nós uma aposta ousada, somando a isso o fato de ser um dos principais eventos do Rio de Janeiro (Realizado em sua grande parte em território do RJ) por isso a correlação como sendo um campeonato “Carioca” (Apesar de englobar o Sudeste).

Boa sorte a todos nós! E Viva Minas Gerais e logico… ao Santo Papa que nos permita correr!

Amem.

Deixe um comentário