Para quem não sabe, Thierry Neuville (27 anos) é um automobilista belga que atualmente compete no mundial de rali pela equipe Hyundai Motorsport. Estreou no mundial na temporada 2009, tendo como co-piloto Nicolas Klinger até o final da temporada 2010. Klinger foi substituído por Nicolas Gilsoul para as temporadas subsequentes, conduzindo o modelo Hyundai i20 WRC.Em 2010, Neuville disputou o Campeonato Mundial de Rali Júnior, tendo conquistado uma vitória e um pódio durante a temporada, além de resultados importantes no Intercontinental Rally Challenge na classe S2000.
Ok, analisando os pontos destacados de 2009 (quando começou) até 2011 o que Neuville conquistou?
2009 – Nada.
2010 – Rally Junior: 1 vitoria + 1 pódio. / Inter Rally Challenge: “Conquistas importantes”
E agora continuando a partir de 2012 que é quando as coisas “melhoram” já que 2011 de acordo com sua biografia foram apenas de resultados “satisfatórios”
Após obter resultados satisfatórios em 2011, foi convidado no ano seguinte para participar da temporada completa do Campeonato Mundial pela equipe júnior da Citroën. Depois de terminar em sétimo lugar no campeonato de 2012, foi contratado pela equipe “Qatar M-Sport World Rally Team” para a disputa da temporada 2013.Dirigindo um Ford Fiesta RS WRC, Neuville e Gilsoul conquistaram o segundo lugar em quatro etapas consecutivas e três terceiros lugares no decorrer da temporada. Isso os ajudou a conquistarem o segundo lugar no campeonato de pilotos, superados pela dupla Sébastien Ogier e Julien Ingrassia. Em novembro de 2013, Neuville e Gilsoul foram contratados como dupla principal da equipe Hyundai Motorsport para disputarem as temporadas subsequentes.
Então vamos lá de novo…
2012 – Sétimo lugar Rally Junior (WRC) pela Citroen.
2013 – Segundo lugar WRC pela Qatar M-Sport World Rally Team (Citroen) / Contratado pela Hyundai como Dupla Principal em Novembro.
Essa é a biografia resumida de quem até ontem era o piloto principal da equipe Hyundai. Não iremos criar nenhuma comparação com outros pilotos e navegadores, até porque convidamos aos leitores a pesquisar, mas garanto que as equipes com o qual Neuville esta competindo no certame me fariam gastar muito mais Kbytes de memoria para definir. O que a Hyundai esperava? Ou qual foi a jogada que a Hyundai tentou e não conseguiu?
Tudo, absolutamente tudo de 2009 até 2013 foi descartado pela Hyundai a unica coisa que se viu foi o vice campeonato de 2013 e a chance de ter um piloto vice campeão logo de cara, porque a Qatar M-Sport World Rally Team não conseguiu segurar o contrato, ok? Especulação, talvez… me processem!
O fato é que depois de desempenhos impressionantes a M-Sport, Citroën, agora na Hyundai, o piloto belga entrou numa fase de sub-rendimento e recebeu da Hyundai a justa causa, foi colocado em uma equipe secundaria e longe dos holofotes. O foco seria o Rally de Monte Carlo 2016, mas será? Que a autoconfiança ira retornar? Sera que o problema não se aplica ao piloto mas ao cenário do Rally em 2013? Com baixo rendimento de todos os pilotos e agora o nível subindo a experiencia esta pesando?
Neuville disse na conferência de imprensa antes do Rali da Córsega que tem estado desmotivado, pois foi prometido que o carro ia ser bom, mas isso acabou por não acontecer. Mas como assim? Era logico que o carro não teria um motor de topo e o rendimento de Hayden Paddon e Dani Sordo com os mesmos equipamentos? Na verdade mesmo equipamento mas equipes secundarias? Era melhor ter ficado calado porque só falta disponibilizarem o velho Citroen e pedirem para provar seu ponto de vista…
Uma coisa é certa com Dani Sordo em sua frente e o piloto de testes Kevin Abbring logo atrás é melhor reconquistar a confiança e bem depressa porque pelo menos eles exaltam o time e se responsabilizam pelos erros, parece que falta a Neuville como em um filme do Rocky, os olhos de tigre… Parece que embaçou, que se acostumou a fama o problema é que ela foi efêmera, muito curta e ele ainda não pode dizer que veio e provou o que é… ainda.