Premiação Campeonato Niteroiense 2015 e o novo Campeonato Carioca 2016

Durante anos o Campeonato Niteroiense AARCN foi indiscutivelmente um dos mais competentes e bem organizados campeonatos do estado do Rio de Janeiro. A pista da AARCN localizada no SAMS CLUB Niterói é de longe reconhecida e festejada por outras grandes associações em todo Brasil, com toda certeza, podemos afirmar que os pilotos onroad que elegeram a pista de Niterói como sua casa acumulam milhas e mais milhas de viagens competindo e representando o estado em diferentes locais espalhados pelo Brasil.

Grandes pilotos de diferentes estados competem na pista da AARCN que conta com infra de ponta para suporte ao campeonato

Então com todos esses predicados, porque manter como sendo Campeonato Niteroiense se o correto por mérito (comprovado por farta documentação) na verdade representava o principal campeonato onroad do estado do Rio de Janeiro na principal pista onroad do estado? Uma pista e organização capaz de sediar por exemplo a 3º Etapa do Campeonato Carioca 2013 com excelente resultado e abrir portas para o reconhecimento nacional e até internacional já que o campeonato e pista já foram citados em publicações gringas?

Finalmente o diretor técnico Nilton Carlos (De curriculum invejável com passagens na mítica Rodeo Drive, Jungle Drive entre outras) sugere e é atendido pela diretoria da AARCN, nasce o Campeonato Carioca Onroad.

Enfim, deixamos claro em publicações aqui mesmo no Blog e até mesmo em nosso antigo fórum (em 2012) que o campeonato deveria ser CARIOCA, mas seja por uma decisão baseada em saudosismo pelo nome, seja por uma postura “humilde” somente agora aonde os fatos e ações já o declaram como CARIOCA a direção resolveu concordar e acatar. Já não era sem tempo!!

Na premiação do Campeonato Niteroiense a alegria rolou solta com muitos convidados, churrasco e bebida gelada.

Mas vamos “finalizar” o Campeonato Niteroiense 2015!! Em uma bela festa com direito a churrasco e muita diversão patrocinada pela AARCN os pilotos premiados de 2015 compareceram apesar de uma chuva torrencial que caiu no incio da manhã, quem apareceu foi recompensado! Logo a chuva passou, o calor apareceu e a equipe da AARCN secou a pista, deixando caminho livre para muita moeção e treino já pensando em 2016!!

Como sempre galera do OUTRC parceiro de longa data da AARCN presente e prontos para a temporada 2016.

Vamos as colocações gerais do campeonato! (Lembrando que a mesma se encontra disponível desde 16/12/2015 no Blog Oficial da AARCN: http://aarcnoficial.blogspot.com.br/)

COLOCAÇÃO GERAL 2015

CATEGORIA PRO12

1º Lugar: Luiz Vinicius ‘VINI’ / 2º Lugar: Rafael Alvez / 3º Lugar:
Silvio Mendes

CATEGORIA OPEN

1º Lugar: André Mokado / 2º Lugar: Nilton Carlos / 3º Lugar: Silvio Mendes

SHORT COURSE

1º Lugar: Cláudio Lagrange / 2º Lugar: Alexandre Mello ‘Psyco’ / 3º Lugar: Renato Elias

CATEGORIA FORMULA

1º Lugar: Renato Elias / 2º Lugar: Cláudio Lagrange / 3º Lugar: Átila Cardinal

CATEGORIA NITRO GT

1º Lugar: Luciano Serra ‘Fofura’ / 2º Lugar: Luciano de Burlet ‘Burlet’ / 3º Lugar: Igor Figueiredo ‘Lera’

E é isso ai!! Terminou! Este foi o ultimo Campeonato Niteroiense de Automodelismo Radio Controlado que se despede com uma temporada de sucesso e que de forma inequívoca transformou para sempre a cara do automodelismo não só do Rio de Janeiro como do Brasil.

Quer curtir mais algumas fotos? Confira em nosso álbum do Facebook!! Clique abaixo.

PREMIAÇÃO CAMPEONATO NITEROIENSE 2015 – FOTOS (FB)

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Reedy Outdoor Off-Road Race of Champions 2015: Associated domina com os pilotos Rivkin e Jake Mayo

Algumas surpresas rolaram na edição da Reedy Outdoor Off-Road Race of Champions 2015. Nas Open 4WD Buggy, Open 2WD buggy and Open Stadium Truck o atual campeão 2WD Spencer Rivkin (Team Associated) foi quem levou o primeiro lugar após uma batalha contra o TQ Drew Moller (HB/HPI Racing) que se manteve soberano nas A1 e A2 mas não conseguiu se manter até o final em um dramático confronto. A Stadium Truck Open não foi assim tão dramática com Mayo colocando alem dos TQs dominando todas as finais.

De qualquer maneira, o evento rolou com um clima muito bom entre os participantes com muita lama voando de rodas girando furiosamente como nos bons velhos tempos. O numero de inscritos não foi nenhum record com 120 inscrições (repare que se fosse um evento no Brasil o pessoal tava até fazendo novena em agradecimento com 120 inscritos…) mas demonstra que algo novo (apesar de velho) esta por vir, já que com a onda de pistas Indoor que praticamente parecem vias pavimentadas (Clay) mesmo no Offroad as boas e velhas pistas outdoor com barro (dirty) ainda dão um frescor em toda essa novidade…

O piloto local, Jake Mayo usou todo seu conhecimento no traçado para vencer a categoria Open Stadium Truck com relativa facilidade.

Jake Mayo da Team Associated fez muita gente torcer a cabeça apreciando sua pericia.

O atual campeão mundial na categoria 2WD Spencer Rivkin usou sua experiencia para levar a categoria Open 4WD buggy mesmo não sendo o TQ.

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Copa Rio x São Paulo de Automodelismo RC 2015 – O Bicho vai pegar em um dos mais aguardados eventos de RC.

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A pista da AARCN – Associação de Automodelismo Radio Controlado de Niterói mal esfriou o asfalto da 9º Etapa do Campeonato Niteroiense de Automodelismo 2015 e já esta se preparando para receber um evento histórico, pela primeira vez um campeonato exclusivo para carros GT 1/8 (ainda assim algumas categorias foram convidadas para fazer parte da festa).

No dia 06/12/2015 em uma final de 45 minutos os principais nomes do GT 1/8 do Rio de Janeiro e São Paulo irão se encontrar na pista da AARCN localizada no SAMS CLUB/NITERÓI para disputar o direito de grafar seu nome no épico trofeu itinerante e fazer parte da historia da categoria, alem de grafar seu nome no trofeu do campeonato (1º colocado) todos os que subirem ao pódio são premiados, alem disso, serão sorteadas 3 super bolhas GT entre todos os inscritos.

A pista estará aberta a partir de sexta-feira dia 04 até o dia do evento (06/12) para treinos e ajustes que se façam necessários, todos os carros precisam estar perfeitos e por isso a AARCN irá disponibilizar alem da pista todas as condições para testes, treinos e afins sempre acompanhado da equipe de infraestrutura atenta para qualquer problema.

As inscrições estão abertas!! R$ 150,00 reais é o investimento com direito a um belo churrasco no domingo para não se preocupar com comida (bebidas a venda no local).

Não perca!

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NOVO TLR 8IGHT 4.0 NITRO BUGGY RACE KIT

O TLR 8IGHT 4.0 NITRO não tem exatamente um novo design na verdade é um refinamento, um upgrade, update de sua versão permitindo uma direção mais afiada e durabilidade maior do conjunto. O novo conjunto motor do 4.0 nitro permite maior força de tração para o eixo dianteiro tornando mais fácil diminuir o tempo de volta mesmo em pistas mais fechadas, alem disso você pode conferir outros upgrades abaixo (inglês):

* Ball bearing throttle and brake actuators
* Improved suspension geometry
* Larger engine mounts
* Adjustable front spindle height
* Center dog bone boots
* New bleeder shock caps

Você pode em terras gringas por $619 dolares ter um para chamar de seu, mas não esqueça do código do produto que é #TLR04003 e fique ligado porque ele deve estar sendo lançado comercialmente agora no final de novembro.

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9º Etapa Campeonato Niteroiense de Automobilismo R/C 2015

Em mais uma sensacional etapa com muitas disputas e pegas a AARCN – Associação de Automodelismo Radio Controlado de Niterói mostra mais uma vez porque tornou a pista localizada no SAMS CLUB não apenas a principal pista onroad do estado do Rio de Janeiro mas sim uma das principais pistas do Brasil. Apesar de um domingo previsto de chuvas e um sábado que protagonizou um temporal a associação em nenhum momento cogitou cancelar o evento e muito menos deixou para Deus a decisão, desde muito cedo colocou todo seu empenho para preparar a pista, adequar cronograma e realizar uma ótima etapa.

Insistente e eficaz, Adilson, um dos grandes diferenciais da pista do SAMS CLUB junto com sua equipe conseguiu preparar tudo para que a etapa fosse realizada.

Muitas folhas e detritos devido a chuva do dia anterior (e na própria madrugada de domingo) exigiram braço e raça alem de colocar a prova a competência da equipe da AARCN.

Após os desafios vencidos contra o clima, pista pronta e o ok da direção de prova, foi hora de colocar os bólidos no chão e provar que alem de excelente pista os melhores pilotos estão presentes. O evento transcorreu com um bom cronograma, sem maiores ressalvas e equiparado as outras etapas, com muita emoção nas disputas de posição e apesar disso cordialidade e clara satisfação de seus participantes.

Cordialidade e respeito, marca e característica principal do ambiente que se tornou a pista do SAMS CLUB e os campeonatos e eventos da AARCN.

Entretanto, como marca do OUTRC a imparcialidade se faz presente, alem disso apesar de parceiros sabemos que sem nenhuma anotação as melhorias não podem ser realizadas, diante do fato alguns pontos precisam de ajuste e conforme levantamos os mesmos serão corrigidos para o próximo evento da pista e logicamente mantidos para o ano de 2016. Vamos aos pontos que a AARCN deve levar como dever de casa:

PUBLICO PRESENTE:

É inevitável, faz parte e a associação vai precisar lidar com essa nova demanda. Devido a adição de um bom sistema de som e uso de um narrador para os eventos a emoção fica garantida, se torna a cada dia um diferencial. A linguagem simples, indicação das posições para quem esteja de fora possa acompanhar e tudo mais, atrai de longe as pessoas do entorno da pista para assistirem aos pegas, por mais esforço que a AARCN coloque dentro da pista, seja em infra, equipe de apoio e tudo mais, definitivamente 2016 sinaliza que o trabalho não irá acabar por ai, um dos deveres de casa é o suporte ao publico por meio de um espaço destinado ao mesmo.

A quantidade de pessoas que começam a encarar o esporte como digno de assistir aumenta a cada dia na pista do SAMS CLUB.

Mesmo sem um local definido e no meio dos carros, muitas vezes debaixo de sol forte ou chuva fina o publico é resultado da qualidade dos eventos realizados pela AARCN.

Qualquer espacinho de proteção, mesmo que seja junto aos repositores é valorizado e disputado.

CRONOMETRAGEM:

Apesar do esforço a equipe de crono não conseguiu evitar dois cancelamentos de largada e alguns erros nos sensores. Um ponto que precisa ser melhorado.

A AARCN possui um site para inscrições aberto com grande antecedência, um sistema de primeiro mundo, uma infraestutura impar e mesmo assim vem apresentando algumas falhas ao longo do dia que são rapidamente sanadas, mas ainda assim… Falhas. Nada que definitivamente não possa ser resolvido com uma reunião de toda equipe, revisão de algumas configurações seja no equipamento de crono quanto no software e revisão de algumas metodologias. O sistema de som também precisa de alguns ajustes mas nada de absurdo. A direção da AARCN garante que todos os detalhes estarão ok para o próximo evento e para o ano de 2016.

Pequenos detalhes relatados, vamos ao que interessa!! Aos resultados e pódio de cada categoria!!

GT 1/8 NITRO:

Em mais uma épica performance, Luciano Serra leva o primeiro lugar na categoria GT NITRO acompanhado por dois outros brilhantes pilotos: Cabete em Segundo e Burlet (Inoxidável) completando o pódio.

1o Luciano Serra
2o Ricardo Cabete
3o Raimundo Burlet

GT 1/8 EP:

Atila Cardinal esta protagonizando um momento único, uma quebra de paradigma desafiando o melhor piloto NITRO da categoria GT para um embate mano a mano de 30 minutos com direito a troca de baterias. Em primeiro em sua categoria, muito bem acompanhado por Lang em segundo e Elias em terceiro que foi um guerreiro tentando ressuscitar seu GT EP após um severo curto no ESC.

1o Atila Cardinal
2o Sergio Lang
3o Renato Elias

FORMULA EP:

Não, não se trata de imagem repetida!! Atila Cardinal em primeiro acompanhado de seu colega de pódio da categoria GT EP, Renato Elias e completando as primeiras colocações Lagrange!

1o Atila Cardinal
2o Renato Elias
3o Claudio Lagrange

OPEN NITRO:

Clássicos são os clássicos! Mesmo com toda festa em torno da nova categoria GT… Mokado, Nilton e Cabete protagonizaram um excelente pega na pista!!

1o Andre Mokado
2o Nilton Carlos
3o Ricardo Cabete

SC ONROAD:

Claudio Lagrange com seu imbatível SC ONROAD e direção precisa e afiada com Renato Elias em segundo lutando com um kit 2S de bateria e Alexandre Psycho completando o grid!!

1o Claudio Lagrange
2o Renato Elias
3o Alexandre Faria

Confira o álbum completo (FB) clicando AQUI

Resultados e boletins informativos no BLOG da AARCN: AARCN BLOG OFICIAL

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Novo motor OS Speed R2102 Onroad 1/8

Por um breve momento chega a dar pena de colocar o motor no bólido e sair por ai com o giro berrando nas alturas (como deve ser…) mas logo isso passa e só fica os atributos do novo motor da OS, o R2102 para carros 1/8 Onroad. Já adiantamos de cara que o motivo não é nobre!! A objetivo da OS é simplesmente dominar novamente os campeonatos mundiais com isso remodelando o R2101.

O R2102 foi desenhado para literalmente entregar toda performance necessária para os competidores de categorias 1/8 Onroad, simples assim. Logico que podemos dizer que virtualmente TUDO no R2102 passou por um processo de “tuning” (não esse de aparências, o visando performance a todo custo) mas mantendo todas as caracteriticas campeãs de sua versão anterior, o R2101.

Ahh importante!! Em terras gringas você consegue seu novo amigo por U$ 449.99 dólares!

Abaixo as especificações e outras informações legais de saber (inglês):

Features:
Center of gravity is 3 mm lower, for better handling
A second inner button head allows for finer tuning to meet track conditions
New ceramic rear bearing reduces friction loss
Sharp new laser graphics
Compatible with 16% nitro fuel, which complies with EFRA regulations
Retains Speed innovations such as DLC coating and tungsten weighted crank shaft
Specs:
Displacement: .213 cu in (3.49 cc)
Bore: .633 in (16.08 mm)
Stroke: .677 in (17.2 mm)
Practical RPM: 4,000-45,000
Power Output: 2.8 ps/2.76 hp @ 33,000 rpm
Weight: 11.99 oz (340 g)

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Implosão no paraíso: Os EUA e outros países desenvolvidos enfrentam o temido dia da BOLHA RADIO CONTROLADA.

warehouse 3 racing

Localizada no Arizona a Warehouse 3 Racing possui um resultado de 4.6 estrelas em um total de 5 em um dos mais criteriosos rankings de qualidade. Sua infra estrutura indoor simplesmente permite o cumprimento de 97% de qualquer calendário de competição marcado para a pista. Lojas, lanchonetes e tudo mais estão disponíveis alem de impecável equipamento de crono e suporte aos eventos.

Mas mesmo assim, ela vai fechar.

Neste domingo o proprietário da Warehouse 3 Racing Jim Chaney simplesmente informou via Facebook que a pista sera fechada em 31 de Outubro de 2015, se você tiver a chance corra e veja ao vivo o resultado do que podemos chamar de BOLHA RADIO CONTROLADA. Mas qual o motivo dessa tragedia? De acordo com Jim Chaney o motivo é bem claro:

Well friends I hate to say it but….Warehouse 3 will be closing its doors for the last time on Saturday, Oct. 31st.Business has been too slow for too long, race entries are down, and it’s just not enough to keep this show going any longer.

Não entendeu? Explicamos resumidamente!! Simplesmente falta de publico. “Mas como diabos falta de publico em uma pista definitiva?! Com infra perfeita, lojas e etc? Como assim em um local em que eu nem preciso de peças estocadas caso meu carro quebre? Basta ir no balcão e pedir o que quiser? COMO ASSIM ESSA PISTA IRÁ FECHAR!?” você pode estar se perguntando… Mas vai fechar e esta se tornando comum, acredite.

A explicação é simples, hoje todos são promotores de eventos em pistas temporárias, hoje em um mundo lotado de pilotos patrocinados mesmo sem nenhum resultado expressivo cada vez mais esta difícil de se encontrar pistas que se encaixem nas exigências dos patrocinadores. Infelizmente esse cenário não é novo e já condenou a derrocada muitos empreendimentos menores, entretanto agora chegou a vez dos grandes.

Cada vez mais os ambientes familiares dão espaço a pura e simples competição de marcas

A maior ameaça no entanto não gira em torno das pessoas e sim das marcas e estrategias, patrocinando e apoiando pilotos as marcas conseguem sem custo expressivo marcar território e por isso hoje o patrocínio não tem haver com competência e sim na sua grande maioria com influencia. Logico que é necessário ser no minimo um bom piloto de radio controlados, mas o ponto fundamental é ser um bom piloto, adaptável a outros bólidos e escalas, estar disponível para viagens e afins e ter de certa forma influencia no mercado local de RC.

As empresas apoiam a combatividade, a competição e renegam o simples “praticar RC” porque praticar não requer peças, novos upgrades, combustível, gastos. Isso impacta e afasta imediatamente os que não são “TOP” e concentra na mão de poucos “profissionais” a direção da pista já que eles para “realizar sua arte” opinam sobre infra estrutura e tudo mais, os gastos das pistas sobem com as modificações porque o patrocinador disse que é assim que os profissionais correm e os praticantes foram embora e não tem dinheiro para manter a pista…

Geralmente o piloto mais rápido da pista ou com resultados expressivos ganha um patrocínio e a partir dai só é visto em posters/banners de propaganda, aparecer? Ocupado demais.

É um ciclo, uma bolha que desde 2011 vem sendo alimentada e bem cuidada. Em um mundo globalizado um fabricante no JAPÃO pode decretar o fim não de uma pista, mas de uma forma de ser gerir a pratica do RC em um pais considerado forte como os EUA.

A solução definitivamente não esta em parar de patrocinar o esporte e sim no foco do patrocínio, as pessoas, os indivíduos não podem simplesmente serem cooptados um a um e criar diferenças dentro da própria pista local que os ajudaram a “aparecer” porque não PATROCINAR A PISTA, o celeireiro de campeões? Porque não disponibilizar material, não disponibilizar apoio para eventos? Provas e etc? Porque não estar inserido JUNTO AOS PRATICANTES como um todo e não apenas em um individuo? Individuo esse que teria folego para 10 anos de RC mas diante das cobranças e de todo esforço para se manter na ponta se limita a poucos anos… Se isso!

Essa é a bolha… Crescendo e bem cuidada em grande parte pelos patrocinadores que são essencialmente quem mais precisam vender peças e que dinamitando pistas uma atrás das outras trocam diversos consumidores por 3 ou 4 deles, sem entender que os “TOP” logo se desgastarão e precisarão de reposição, mas sem pista, sem praticantes isso não estará disponível e sempre iremos reduzir a qualidade, um ponto por vez até que não reste mais nada alem de pilotos de carro de brinquedo correndo uma vez a cada dois meses no quintal de casa.

AQUI NO BRASIL OS DESAFIOS SÃO OUTROS… Alem do dólar caro e de pelo menos uns 2 anos sendo certo o aperto que qualquer hobby baseado em importação irá passar nosso problema não são os patrocinadores ainda e sim a cultura do “É de grátis” ou “Quase nada” impelida por iniciativas análogas ao que vemos no governo aonde iniciativa privada e pistas de grande qualidade passam aperto em detrimento a iniciativas temporárias e descompromissadas em uma desleal concorrência que sempre resultam na mesma coisa… Pistas sérias fechando, E os oásis se revelando miragens com praticantes culpando a todos, menos a si próprios.

Mas isso é assunto para o próximo bate papo!

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Copa Ponta Negra Mini-Z marca a nova fase da escala 1:27 no Rio de Janeiro

No dia 24 de Outubro de 2015 em uma pacata garagem em algum ponto da Barra da Tijuca um novo momento na escala 1:27 ocorria na Copa Ponta Negra Mini-Z 2015, evento organizado por Alexandre Psycho com o objetivo de ensaiar o agora já confirmado campeonato utilizando os bólidos em escala 1:27, diversos desses carros já foram adquiridos e muitos já estão confirmados para o certame de 2016.

Pista Original Kyosho (Usando 1 modulo e meio). Belo começo na iniciativa 1:27 Mini-Z.

Com apoio de Almério Barros e Douglas Duarte além de outros novos companheiros com vasta experiência na escala e disponibilização da pista com diversos módulos originais da Kyosho o evento também contou com algumas experiências na questão da cronometragem que logicamente é essencial para qualquer prova.

Atila Cardinal acompanhando a cronometragem ainda prototipo e sofrendo alguns ajustes mas já capaz de computar voltas de diferentes carros.

Para quem ainda não conhece ou não entende precisamos deixar algumas coisas bem claras em relação a categoria, a primeira dela é que Mini-Z é marca registrada da Kyosho para sua linha da escala 1:27, existem outros modelos de mesma escala de outros fabricantes, entretanto com a enorme fama e sucesso que a escala fez na Kyosho acabou se tornando normal denominar “Mini-Z” qualquer carro de escala 1:27. Uma das marcas da Kyosho é que suas bolhas são tão realistas, mas tão realistas que algumas pessoas nem possuem o carro completo, apenas uma base com rodas e coloca a bolha (Bodie) em cima para expor além disso o numero de configurações e setup com centenas e centenas de combinações deixam muitos carros de maior escala com inveja.

Os modelos Kyosho Sport MR03 dominam a cena e são os preferidos para 2016.

Ainda não foram definidas as categorias para 2016 mas tudo aponta para liberação apenas de uma categoria Stock com modificações de pneus, adição de rolamentos e etc mantendo o embate o mais igual e acessível financeiramente possível, o resto é treinar e ter muito dedo para segurar os pequenos na pista.

Os pilotos Paulo Prata, Guilherme Borgheth, Almério, Alexandre Pyscho, Erik, Átila e a pequena mascote Victoria posam para a foto oficial do evento.

Mas mesmo sendo um evento teste não poderíamos deixar de fora os resultados!! Nesse certame de testes tivemos ai o piloto Almério cravando o primeiro lugar e levando para casa (na falta de um trofeu oficial) o primeiro premio uma deliciosa caixa de camarão empanado da Ponta Negra!!

Almério cravando a primeira colocação nos pegas experimentais com a crono e levando a janta para casa!

Uma das funções que esta bombando certinho na pista é a medição de tempo de volta individual, tanto que junto com os peguinhas realizamos as HOTLAPS e abaixo os resultados oficiais:

Ainda no estilo “pegas de rua” no melhor improviso lápis e papel, os tempos de volta atuais.

Essa deveria ser a foto final de festa… Mas o negocio foi tão bom que voltamos e continuamos até depois de anoitecer.

Enfim já tem evento marcado para ainda esse ano antes da rodada de 2016, se você curte a escala 1:27 e tem interesse em aprender, fique ligado aqui no OUTRC que vão sempre pipocar noticias, eventos e principalmente eventos!!!

Ainda com gostinho de quero mais? Confira mais algumas fotos no FB do OUTRC!!

FOTOS FB Copa Ponta Negra Mini-Z 2015

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TEAM ORION VORTEX VST2 PRO XLW BRUSHLESS MOTORS

Sinta o poder do novo Vortex Pro XLW direto da Team Orion. Mas o que o XLW tem de diferente? Ele possui na verdade um diâmetro menor que permite montagens mais baixas fazendo que o bólido equipado com o mesmo possa caprichar na eficiência do centro de gravidade baixo e como muitos sabem é aquele belíssimo ditado… “Saltos para o show, Curvas para a vitoria” e com um centro de gravidade afiado, isso fica mais fácil… O XLW é sensored (possui sensores de rotação permitindo um melhor controle do ESC) e vem nos enrolamentos mais famosos e usados pelos pilotos de 4.5 até 21.5.

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Desafio NITRO x EP: “Faltam quatro minutos para a meia noite dos motores GP”

O Relógio do Apocalipse é um relógio simbólico mantido desde 1947 pelo comitê de diretores do Bulletin of the Atomic Scientists da Universidade de Chicago. O dispositivo utiliza uma analogia onde a raça humana está a “minutos para a meia-noite”, onde a meia-noite representa a destruição por uma guerra nuclear. Apesar de não ser tão dramático o tempo esta passando e rápido para a tecnologia Glow Powered, ou simplesmente… GP ou NITRO.

No ultimo sábado, dia 05 de setembro de 2015 para sermos mais exatos, ocorreu na pista da AARCN, localizada no SAMS CLUB NITEROI o desafio EP x NITRO envolvendo dois grandes pilotos do cenário carioca: Luciano Serra, vulgo Fofura com seu Mugen Nitro e Atila Cardinal também com um Mugen só que versão EP (Elétrico) se nos controles existiam o peso de diversos troféus conquistados por ambos os pilotos, seus respectivos boxes também não deixavam barato seja por experiencia seja por prêmios conquistados, Nilton Carlos responsável por manter o Mugen Nitro de Luciano Serra abastecido e em condições dividia os boxes com Rodrigo Souza com a missão de manter o Mugen EP de Atila Cardinal rodando.

Luciano Serra (Fofura) com seu Mugen Nitro defendendo com unhas e dentes a tecnologia GP.

Na criação do evento se cogitou algum tipo de compensação, algo que pudesse reduzir o impacto, perda de tempo na troca de baterias do modelo EP que é infinitamente mais demorado e complexa do que o abastecimento de um tanque nitro, principalmente executada por Nilton com seus tempos de abastecimento sempre baixos. Enfim, logo se descartou qualquer compensação o desafio seria de igual para igual, tecnologia contra tecnologia e com mais um agravante, o certame teria a duração de 1 hora, sim 60 minutos com os carros na pista, sem parar, sem descanso o que definiu de uma vez por todas o evento como sem precedentes no automodelismo nacional quiça mundial.

Atila Cardinal, piloto extremamente equilibrado e competente determinado a sacramentar a “meia-noite” da tecnologia nitro.

No evento não ocorreram maiores problemas, acidentes ou colisões apesar das voltas rápidas com Luciano Serra baixando o tempo recorde da pista seguidas vezes acompanhado por Atila Cardinal, fora alguns problemas iniciais de apagões por falta de combustível, ambas as equipes apresentaram excelente performance e resistência seja dos pilotos e equipe seja dos bólidos entretanto o maior impacto pesou para Atila e seu Mugen EP já que as baterias programadas para durarem ao menos 10 minutos estavam acabando com 6 minutos cravados criando uma enorme desvantagem adicional, praticamente a autonomia da bateria Lipo estava igual ao tempo de autonomia do bólido nitro.

Baterias, muitas baterias mas autonomia muito abaixo do esperado obrigando diversas paradas para troca e sendo crucial para o resultado do certame.

Serra apresentou uma condução precisa e de longa duração ao longo dos 60 minutos e a medida que conseguia abrir mais e mais voltas em cima de seu oponente essa tranquilidade ficava mais evidente, fora uma vela com problemas que o obrigou a ficar nos boxes o suficiente para ser alcançado por Atila em numero de voltas, nenhum outro susto ocorreu e logo após os 60 minutos o resultado estava claro, Serra conseguiu cravar 222 voltas contra as 208 de Atila, uma diferença de 14 voltas após 60 minutos (1 hora) de prova.

Após o duelo em clima sempre muito descontraído hora de virar o copão de 700 ml de vitamina de banana como punição!! (Nilton Carlos a esquerda, Rodrigo Souza, Atila e Luciano Serra a Direita).

Conclusão:

A primeira vista, o resultado parece obvio entretanto isso seria desconsiderar a excelente corrida e talento de Luciano Serra, alem da precisão e velocidade nos boxes de Nilton Carlos que foram ambos extremamente experientes e eficientes no desafio, cabe ressaltar que não foi um simples desafio ao acaso e foram escolhidas equipes com chances reais de competir deixando a limitação da tecnologia EP literalmente em segundo plano.

O resultado inclusive se analisado entre dois carros Nitro não seria de forma alguma assustador, surpreendente já que essa diferença de voltas (e ainda maiores) são corriqueiras no principal campeonato onroad do estado do Rio de Janeiro (O Campeonato Niteroiense realizado pela AARCN na mesma pista do SAMS), tendo Luciano Serra como um dos melhores pilotos do mesmo campeonato.

Rodrigo Souza e Luciano Serra (esq). A revanche esta marcada para novembro de 2015.

Considerando que 10 anos atrás os carros EP correndo contra NITRO seria nada mais do que uma exibição visto que as chances seriam muito grandes para os motores GLOW seja em durabilidade, autonomia e performance o salto na tecnologia EP não para de crescer, não foram usados equipamentos de ponta para esse desafio e muito menos nenhum recurso para troca rápida de bateria, as baterias eram fixadas normalmente com duas cintas (como é feito normalmente) e a bolha possuía os mesmos 4 grampos do dia a dia, ou seja, foi literalmente uma guerra de igual para igual nas condições aonde o EP de fato surpreendeu mesmo diante de uma equipe que facilmente pode ser colocada como favorita em certames apenas NITRO.

Enquanto Novembro não chega, basta aproveitar os louros da vitoria. Luciano Serra (Azul) e Nilton Carlos ao fundo.

Mais surpreendente foi a disposição da AARCN – Associação de Automodelismo Radio Controlado de Niterói em não só topar o desafio como disponibilizar toda sua excelente infraestrutura sem nenhuma ressalva, uma das melhoras pistas onroad do Brasil seja em traçado ou infra. Agradecimento especial ao diretor de prova Guilherme Borgerth e o “inoxidável” Luciano Burlet alem de vários outros “famintos” pelo hobby que apareceram para prestigiar, ajudar e torcer muito!! Novembro tem mais!!

A equipe de infra não se fez de rogada no dia frio e largou o aço no churrasco para salvar o dia!

Ao fundo o famoso cronometrista do certame, Igor Figueiredo (Guitarrista Suplente do NX-ZERO) fazendo historia nas pistas e nos palcos

Burlet (esq) e Borgerth, essenciais para o sucesso do desafio

Confira o volta a volta direto pela MyRCM: Resultados desafio EP x NITRO – 05/09/2015

E curta as fotos do evento no Álbum do OUTRC: Álbum (FB) desafio EP x NITRO – 05/09/2015

O Vídeo e slideshow do evento estará disponível em breve.

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